Projeto "Um Caminho de Cores e Formas"
TEMA: Cores e Formas
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
Duração: Abril, Maio e Junho de 2024
JUSTIFICATIVA
As cores fazem parte do nosso dia-a-dia e são impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos bem como objetos de várias formas.
É importante trabalhar cores e formas com as crianças, pois a educação infantil é marcada pelas experiências sensoriais. Neste sentido, oportunizar para as crianças momentos significativos de aprendizagem através do lúdico explorando e propiciando o contato de diferentes materiais existentes na sala e nos outros ambientes da Creche é fundamental para que as crianças tenham momentos agradáveis que resultarão em aprendizagem significativa.
OBJETIVO GERAL
Propiciar a criança à visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identificá-las.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Propiciar o contato de diversos tipos de materiais coloridos;
- Possibilitar o reconhecimento das formas geométricas;
- Ampliar o conhecimento das cores utilizando a música para nomeá-las;
- Possibilitar a brincadeira com as cores a fim de expressar seu potencial criativo;
- Explorar o ambiente para descobrir, reconhecer e diferenciar as cores;
- Explorar o seu conhecimento prévio sobre as cores;
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
- Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais reconheça sua necessidade;
- Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas potencialidades;
- Ampliar o vocabulário.
DESENVOLVIMENTO
- Pintar folhas brancas com lápis de cor e giz de cera;
- Manipular objetos coloridos, como brinquedos e jogos de montar, instigando as crianças a responder a cor do brinquedo e/ou peça de montar correspondente;
- Levar as crianças às dependências da instituição, conversando e mostrando para eles que ali existem várias cores e que as cores estão presentes no nosso dia-a-dia;
- Com o auxílio da professora, identificar as cores existentes em sala de aula;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras geométricas;
- Brincar com massinha de modelar nomeando as cores e pedindo para que façam as formas geométricas;
- Confeccionar um arco íris com as crianças;
- Confeccionar um palhaço de formas geométricas;
- Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando giz de cera e guache;
- Observação e degustação de frutas e outros alimentos instigando as crianças a falar o nome das cores;
- Espalhar objetos coloridos pela sala e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor;
Brincar de bolinha de sabão e enfatizar o seu colorido; - Colar no chão figuras geométricas para brincarem;
- Contar histórias relacionadas ao tema/projeto.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Anilina, tinta guache;
- Cola branca e colorida;
- Barbante;
- Canudinho;
- Lixa de parede;
- Massa de modelar;
- Sulfite;
- Gelatina;
- Revistas, imagens;
- CDs, vídeos;
- Cartolina;
- Buchinha;
- Papel crepom;
- Giz de lousa;
- Cotonete;
- Carvão.
AVALIAÇÃO
Durante o projeto avaliamos as nossas crianças respeitando sua faixa etária, e acima de tudo suas individualidades, habilidades e comportamento, sempre permanecendo ao lado de todos com um olhar direcionado.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, durante o desenvolvimento diário de cada tema, através de observações diárias das atividades apresentadas, visando estabelecer o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança.