Endereço: Rua Santo Masson, nº 05 - Jardim Primavera, Pedreira/SP - CEP: 13920-000 | Telefone: (19) 3893-4623 | Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 6h às 16h48.

“UM CAMINHO DE CORES E FORMAS”

Projeto "Um Caminho de Cores e Formas"

TEMA: Cores e Formas

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil

Duração: Abril, Maio e Junho de 2024

JUSTIFICATIVA

As cores fazem parte do nosso dia-a-dia e são impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos bem como objetos de várias formas.

É importante trabalhar cores e formas com as crianças, pois a educação infantil é marcada pelas experiências sensoriais. Neste sentido, oportunizar para as crianças momentos significativos de aprendizagem através do lúdico explorando e propiciando o contato de diferentes materiais existentes na sala e nos outros ambientes da Creche é fundamental para que as crianças tenham momentos agradáveis que resultarão em aprendizagem significativa.

OBJETIVO GERAL

Propiciar a criança à visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identificá-las.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar o contato de diversos tipos de materiais coloridos;
  • Possibilitar o reconhecimento das formas geométricas;
  • Ampliar o conhecimento das cores utilizando a música para nomeá-las;
  • Possibilitar a brincadeira com as cores a fim de expressar seu potencial criativo;
  • Explorar o ambiente para descobrir, reconhecer e diferenciar as cores;
  • Explorar o seu conhecimento prévio sobre as cores;
  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
  • Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais reconheça sua necessidade;
  • Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas potencialidades;
  • Ampliar o vocabulário.

DESENVOLVIMENTO

  • Pintar folhas brancas com lápis de cor e giz de cera;
  • Manipular objetos coloridos, como brinquedos e jogos de montar, instigando as crianças a responder a cor do brinquedo e/ou peça de montar correspondente;
  • Levar as crianças às dependências da instituição, conversando e mostrando para eles que ali existem várias cores e que as cores estão presentes no nosso dia-a-dia;
  • Com o auxílio da professora, identificar as cores existentes em sala de aula;
  • Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
  • Confeccionar mural com figuras geométricas;
  • Brincar com massinha de modelar nomeando as cores e pedindo para que façam as formas geométricas;
  • Confeccionar um arco íris com as crianças;
  • Confeccionar um palhaço de formas geométricas;
  • Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando giz de cera e guache;
  • Observação e degustação de frutas e outros alimentos instigando as crianças a falar o nome das cores;
  • Espalhar objetos coloridos pela sala e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor;
    Brincar de bolinha de sabão e enfatizar o seu colorido;
  • Colar no chão figuras geométricas para brincarem;
  • Contar histórias relacionadas ao tema/projeto.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Anilina, tinta guache;
  • Cola branca e colorida;
  • Barbante;
  • Canudinho;
  • Lixa de parede;
  • Massa de modelar;
  • Sulfite;
  • Gelatina;
  • Revistas, imagens;
  • CDs, vídeos;
  • Cartolina;
  • Buchinha;
  • Papel crepom;
  • Giz de lousa;
  • Cotonete;
  • Carvão.

AVALIAÇÃO

Durante o projeto avaliamos as nossas crianças respeitando sua faixa etária, e acima de tudo suas individualidades, habilidades e comportamento, sempre permanecendo ao lado de todos com um olhar direcionado.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, durante o desenvolvimento diário de cada tema, através de observações diárias das atividades apresentadas, visando estabelecer o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança.