Projeto "Animais"
TEMA: Animais
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
DURAÇÃO: Julho, Agosto e Setembro de 2025
INTRODUÇÃO
Inserir conhecimentos sobre os animais na educação infantil é de extrema importância não só para o desenvolvimento das crianças como também para o desenvolvimento de um aprendizado mais significativo.
Na primeira infância os pequenos estão descobrindo um mundo novo, aprendendo e conhecendo a diversidade que existe à nossa volta. Sendo esse momento ideal para estimulá-los a desenvolver a consciência ecológica, importante para formação de cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente e todos seres vivos que ali estão presentes, inclusive os animais.
Nesse sentido esse projeto sobre animais, auxilia as crianças, de forma lúdica, educativa e divertida, a desenvolverem sua curiosidade, capacidade de observação e sensibilização em relação aos animais.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar que as crianças consigam reconhecer e definir características específicas dos animais, identificando os locais onde vivem, seus principais hábitos, entre outras particularidades de cada espécie. Além disso, o projeto sobre animais para educação infantil também visa estimular a consciência ecológica das crianças para que cuidem da natureza e dos seres vivos que fazem parte dela.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os animais, nomeando-os;
- Identificar o habitat natural dos animais;
- Diferenciar animais domésticos de animais silvestres;
- Aprender sobre os perigos que alguns animais podem causar;
- Desenvolver a criatividade;
- Desenvolver habilidades de observação;
- Oportunizar o contato com os animais.
DESENVOLVIMENTO
Roda de conversa e leitura para compartilhar experiências;
Desenvolvimento de atividades que envolvam canções;
Modelagem, pinturas, recortes, tudo relacionados aos animais;
Livros, revistas, jornais;
Cola;
Tinta;
Massinha de modelar, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ocorrer de forma contínua e progressiva durante o decorrer do projeto sobre animais.
Durante o desenvolvimento do projeto, deve-se observar a participação, comportamento e evolução de cada criança individualmente e em grupo.
Sendo que cada educador será responsável pelo papel de analisar com atenção a dedicação dos educandos durante a realização de todas as atividades, pontuando os aspectos positivos e negativos da participação de todos.