Projeto "Quem eu Sou?"
TEMA: Identidade e Autonomia
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
Duração: Janeiro, Fevereiro e Março de 2026
JUSTIFICATIVA
O Projeto visa trabalhar o autoconhecimento do ser humano e faz necessário em todas as etapas educacionais, inclusive na educação infantil.
Nos primeiros anos escolares a criança já está predeterminada a iniciar o processo de percepção do seu “EU”, compreendendo o seu nome e o seu papel na escola e na família, ainda é necessário q os professores da educação infantil atum como mediadores nesse processo de autoconhecimento.
As crianças precisam ser protagonistas nessa descoberta da sua identidade. No entanto, para que isso ocorra de forma eficaz, é necessário que a escola, desde a educação infantil, forneça ferramentas para auxiliar nesse processo.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar que os alunos consigam se reconhecer como indivíduos através de suas características e preferências próprias, proporcionando a apropriação de sua identidade desde a infância.
Além disso, o projeto” QUEM EU SOU”, na educação infantil, visa também estimular as crianças nas habilidades essenciais para o desenvolvimento da autonomia, da autoconfiança e do autocuidado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apropriar-se de sua identidade;
- Conhecer a sua história e a história da sua família;
- Compreender o significado do seu nome;
- Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e o autocuidado;
- Conhecer e construí outros valores da vida;
- Identificar suas características próprias;
- Reconhecer suas preferências;
- Reconhecer os seus limites e dos outros;
- Construir, com autonomia, sua autoimagem;
- Compreender noções básicas de existências; individuais e coletivas;
- Desenvolver habilidades de socialização saudável;
- Aceitar e valorizar suas características pessoais e dos outros.
METODOLOGIA
O projeto “QUEM EU SOU”, tem como público alvo os educandos da educação infantil e, por isso deverá ser desenvolvido, por meio de atividades lúdicas e cativantes, que visam construir e fortalecer a identidade infantil.
Esse projeto será dividido em:
- Pesquisa sobre sua história e da sua família;
- Roda de conversa para compartilhar histórias pessoais;
- Desenvolvimento de atividades como recortes, colagens, desenhos, fotos, entre outras habilidades que estimulem seu autoconhecimento.
RECURSOS
- Modelos de certidões;
- Giz de cera;
- Tinta guache;
- Fotos;
- Cola, papel, colagem de fotos da família,
- jogo da memória;
- Crachás;
- Contação de histórias;
- Desenhar autorretrato;
- Desenhar o contorno do corpo em papel metro, etc…
AVALIAÇÃO
A avaliação será progressiva e contínua ao decorrer do projeto. Observando e levando-se em consideração a participação, evolução e comportamentos das crianças durante a realização das atividades propostas.
Desse modo, cabe aos educadores responsáveis a função de observar com atenção o interesse e o desenvolvimento dos alunos durante toda execução do projeto, sempre registrando os pontos positivos e negativos dentro da proposta desenvolvida.
