Projeto "Maleta Viajante"
TEMA: Histórias Infantis
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
DURAÇÃO: Julho, Agosto e Setembro de 2024
INTRODUÇÃO
O Projeto “Maleta viajante” consiste em disponibilizar livros de literatura infantil periodicamente para que as crianças da unidade leiam em casa com o auxílio da família. Para atingir esse objetivo, utilizamos uma maleta decorada onde serão colocados esses livros previamente escolhidos pelas professoras de acordo com a faixa etária de cada turma. Sabemos que na Educação Infantil uma das capacidades a se trabalhar é o desenvolvimento da oralidade. Nesse sentido, entendemos que o Projeto Maleta Viajante é uma forma lúdica e prazerosa de se ampliar o repertório das crianças aumentando suas possibilidades de comunicação e expressão (gestual, verbal, plástica, dramática e musical) e despertando o interesse pelos diversos gêneros literários. Sendo assim, consideramos de fundamental importância desenvolver o Projeto Maleta Viajante na Unidade, pois através dele as crianças podem despertar a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura, além de oportunizar um momento de aproximação entre a família e a criança.
A criança em idade pré-escolar está geralmente imersa em jogos simbólicos. Dessa maneira, ela apresenta uma grande facilidade para interagir com as histórias apresentadas pelos livros infantis, sejam eles contos, contos de fadas, fábulas ou lendas. Ela adora histórias de príncipes, princesas, animais falantes, bruxas e ter contato com variados tipos de histórias, envolvendo diversos personagens e situações amplia seu repertório simbólico e a partir disso também auxilia a desenvolver sua compreensão da realidade. Partindo desses pressupostos, entende-se que esta faixa etária constitui o momento oportuno para oportunizar às crianças o contato com os livros e despertando gradualmente o hábito pela leitura. Esse processo se potencializa quando envolvemos a família no momento de leitura, pois no aconchego do colo dos familiares a criança deixa-se envolver ainda mais pelo encantamento da história embalada pelos afetos que a cercam. Sendo assim, a proposta é envolver a família nesse projeto, a fim de promover o prazer de ler, ampliando as possibilidades de as crianças desenvolverem o hábito pela leitura.
OBJETIVO GERAL
O objetivo da dessa prática de se trabalhar com projeto Maleta Viajante, assim como em outras situações de leituras que ocorrem na sala também é estimular a leitura de tal forma que seja prazeroso e não obrigatório, aguçar o imaginário e ampliar o vocabulário das crianças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Conhecer histórias variadas;
- Ampliar o vocabulário;
Despertar a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a autoestima; - Ampliar a visão de mundo;
- Integrar família/escola e despertar no aluno o Interesse pela leitura de histórias clássicas, contos e fábulas;
- Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas da escolaridade;
- Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
DESENVOLVIMENTO
- Roda para conversa informal, troca de ideias e análise de conhecimentos prévios;
- Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
- Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
- Lista de personagens;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos; - Montagem de livro contendo as histórias trabalhadas;
- Conversa sobre histórias que gostam;
- Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro; - Ler histórias e fábulas;
Debate sobre as histórias; - Reprodução coletiva da história;
- Desenho livre.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Livros;
- Fantoches;
- Avental;
- Tapete;
- Tecido;
- Brinquedo;
- Músicas;
- Cartolina;
- Televisão, som;
- Pen drive, celular, mídias digitais;
- Tinta guache;
- Massinha de modelar;
- Barbante;
- Brinquedos com sucatas;
- Papéis diversos;
- Painéis; etc.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes da criança-leitora no seu cotidiano, e diante dos registros apresentados, assim como pelo entusiasmo e participação das crianças e da família.