Projeto "Tudo sobre Mim"
TEMA: Identidade e Autonomia
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
Duração: Janeiro, Fevereiro e Março de 2024
JUSTIFICATIVA
A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende e assim segue na construção de sua identidade neste processo de construção, em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos. Cabe ao professor, identificar o conhecimento prévio que o aluno tem sobre si mesmo e sobre os que o rodeiam. Neste sentido, o presente projeto visa estabelecer metodologias de apoio, facilitando o processo ensino/aprendizagem de uma maneira mais significativa.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o meio social.
A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e
respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da história pessoal”.
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Familiarizando-se com a imagem do próprio corpo e compreendendo de sua família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a história de seu nome e seu significado;
- Compreender a história de seus colegas a partir da sua;
- Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
Desenvolver habilidades sociais; - Identificar fontes históricas sobre sua vida;
- Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
- Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais e/ou nacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
- Participar da organização da rotina diária.
- Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.
- Desenvolver o auto- conceito positivo através da afetividade;
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento.
- Desenvolver interesse e curiosidade por cálculos matemáticos;
- Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.
DESENVOLVIMENTO
- Montagem de cartazes murais e/ou painéis;
- Pesquisas com familiares;
- Rodas de conversa sobre temas diversos do universo da identidade;
- Apresentações de músicas preferidas;
- Manuseio de livros, revistas, jornais;
- Leitura e registro de história preferida;
- Pinturas e/ou registro das atividades em forma de desenho;
- Colagem de fotografias e construção de autorretrato;
- Análise de documentos;
Exploração de alfabeto móvel para conhecer sua letra inicial e dos amigos; - Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros;
- Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária;
- Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc;
- Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
- Experimentar alimentos variados;
- Histórias.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Lápis diversos;
- Giz de cera;
- Papeis diversos (fichas), revistas, jornais, livros;
- Tesouras;
- Colas;
- Fotos;
- Espelhos;
- Aparelhos de TV, som;
- CD, DVD e outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de observações do desempenho, interesse, participação dos alunos na realização das atividades propostas no decorrer do desenvolvimento do projeto.